login

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA - 2014

Recomenda-se a leitura atenta de todo o Edital.
A Irmandade Nossa Senhora das Mercês (Santa Casa de Montes Claros) torna público, conforme dispõe a legislação vigente, que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de 02 vagas no Programa de especialização em Cardiologia
Telefone: (38)3229-2430
Fax: (38) 3229-2416
e-mail: estagios@santacasamontesclaros.com.br

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO _ 2014
DADOS DA INSTITUIÇÃO
Endereço: Praça Honorato Alves, número 22, centro, Montes Claros - MG
Telefone: (38)3229-2430
Fax: (38) 3229-2416
e-mail: estagios@santacasamontesclaros.com.br

1. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições
30/01/14 a 07/02/2014

Data da prova e divulgação do gabarito
14/02/2014 às 14:00 h

Divulgação do resultado da 1ª Etapa (previsão)
17/02/2014

Entrega de documentos do Currículo
19/02/2014

Entrevistas
21/02/2014 às 14:00 h

Nota final com a ordem de preferência (previsão) e convocação
24/02/2014

Confirmação interesse/desistência aprovados e matrícula
Até 26/02/2014

Início do Programa
03/03/2014

2 DO PROGRAMA E VAGA OFERTADA:
2.1 Com duração de 02 (dois) anos: 2 vagas em Cardiologia Clinica.
3. DAS INSCRIÇÕES:
3.1- Em se tratando de candidatos estrangeiros, formados no exterior as inscrições somente poderão ser realizadas mediante apresentação do diploma revalidado (conforme Resolução CNE nº1 de 28/01/02) e do registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil.
Será exigida ainda, comprovação suplementar de visto de permanência no país.

3.2 - Em se tratando de médicos brasileiros formados por faculdades estrangeiras, o diploma
deve estar revalidado por universidade pública (conforme Resolução CNE nº1 de 28/01/02).
3.3- Aos médicos estrangeiros formados no Brasil será exigida a apresentação do visto de permanência no Brasil.

4. PERÍODO E FORMA DE REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
Taxa: R$150,00 (cento e cinqüenta reais), a ser depositada na Conta 89893-7, Banco do Brasil - Agência: 104-X.
Responsável pelas demais informações: WASHINGTON _ Centro de Desenvolvimento Humano da Santa Casa, situado à Rua Barão do Rio Branco, 882 _ Centro.
Telefones: (38)32292430 - 32292462, no horário de 07h30 às 12h e de 14h às 18h.
4.5- O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito impreterivelmente até a data limite não havendo, em qualquer hipótese, previsão de devolução do valor pago. O pagamento não poderá ser agendado, portanto não serão aceitas reclamações referentes a agendamento de pagamento de inscrição. Comparecer ao Centro de Desenvolvimento Humano com o comprovante de deposito e efetuar a inscrição.
O comprovante de pagamento deverá ser levado no dia da prova, juntamente com o documento de identidade e comprovante de inscrição.

5 NORMAS GERAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES:
5.1 As inscrições encerrar-se-ão, improrrogavelmente, no dia e horário fixados neste Edital .
5.2 As inscrições implicam o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, das condições totais previstas neste Edital.

5.3 A inscrição e a aprovação no processo seletivo não garantem a efetivação da matrícula do candidato no Programa de Especialização Médica pretendido. Tal efetivação estará condicionada à apresentação do registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais e os documentos relacionados neste edital.

5.4 Ao inscrever-se neste processo seletivo, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que preenche todos os requisitos até a data da matrícula, implicando, de sua parte, o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste edital .

5.5 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no Requerimento de Inscrição, bem como apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição ou anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época. A Irmandade Nossa Senhora das Mercês não se responsabilizará por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos, incompletos ou desatualizados fornecidos pelo candidato.

5.6 Quando necessárias as comunicações entre a Santa Casa e o candidato serão feitas através de ligações telefônicas, e-mail e/ou por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e serão expedidas para o endereço, e-mail e/ou telefone que o candidato informar no ato da inscrição.

5.7 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração de prova.

5.8 O não cumprimento das exigências dispostas neste edital implicará no cancelamento da inscrição.

6 _ DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa composta por prova geral de conhecimentos em Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia geral e a segunda etapa por análise curricular valor 10 pontos e entrevista valor 10 pontos.

6.1. A prova da Primeira Etapa será realizada no dia 26/01/13 com início previsto às 18:30h (dezoito horas e trinta minutos), com duração de 2:30h (duas horas e trinta minutos). Poderá haver diferença de horário de início das provas entre salas dentro do período máximo de 1 (uma) hora. Esta diferença, caso ocorra, deverá ser compensada ao final, sendo garantido o mesmo prazo de duração para cada tipo de prova, conforme especificado acima. O tempo de duração da prova inclui o preenchimento da folha de respostas.

6.1.2 O local da realização da prova, constando o número da sala, será informado pelo telefone: (38)3229-2430

6.1.3 A primeira etapa será constituída de Prova de múltipla escolha de conhecimentos em Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia geral, valendo 80 pontos.

6.1.6 DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO NA PRIMEIRA ETAPA:
Todos os candidatos que obtiverem pelo menos 70% (setenta por cento) dos pontos obtidos pelo candidato com a maior nota no mesmo programa serão considerados APROVADOS na primeira etapa.

6.1.7 Aplicados os critérios de classificação previstos no item 6.1.6 e havendo empate no último lugar, serão classificados para a segunda etapa todos os candidatos com nota igual ao último classificado.

6.1.8 Em caso de vagas remanescentes por desistência de candidatos selecionados, e não havendo outros habilitados, poderão ser convocados candidatos que atingiram a pontuação mínima exigida na primeira etapa e que não foram classificados para fins de apresentação de currículo, conforme orientação do item 6.1.6. As convocações serão feitas obedecendo a ordem decrescente das notas da primeira etapa, para apresentação do currículo em reunião programada para preenchimento de vagas remanescentes.

6.1.9 Caso seja necessária essa convocação extra, ela será realizada através de telefone.
6.1.10 O gabarito da primeira etapa será liberado após o término das provas no Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) da Santa Casa.

6.1.11 O resultado da primeira etapa, constando número de inscrição e nome dos candidatos, será liberado no dia 17/02/2014 no Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) da Santa Casa.

6.1.12 Juntamente com o resultado da primeira etapa será disponibilizada a leitura do gabarito do candidato para acesso e conferência do mesmo.

6.2 SEGUNDA ETAPA: Valor 20 (vinte) pontos
A segunda etapa com valor de 20 pontos será realizada através da avaliação curricular e entrevista.
6.2.1 Da entrega, análise e pontuação do Curriculum Vitae
6.2.2 As cópias dos comprovantes deverão ser apenas grampeados, não podendo ser encadernados nem acondicionados em pastas, envelopes ou plásticos, pois esses processos dificultam a manipulação e análise.

6.2.3 Só será analisado o Curriculum Vitae do candidato classificado na primeira etapa (prova)
do Processo Seletivo de Especialização Médica.
6.2.4 A análise do Curriculum Vitae, terá valor máximo de 10(dez) pontos.
6.2.5 Em nenhuma hipótese poderá ser acrescido qualquer documento ao currículo após a entrega do mesmo.

6.2.6 A Santa Casa não se responsabilizará por documentos originais enviados ou anexados ao currículo. As cópias dos documentos enviados não serão devolvidas.

6.2.7 O resultado da segunda ETAPA e a nota está previsto para o dia 24/02/14 no Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) da Santa Casa.
6.3 DOS RECURSOS DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA ETAPAS:
6.3.1 Não serão concedidas revisões de provas de forma integral. Caberá recurso contra questões das provas, na primeira etapa, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do gabarito.

6.3.2 O recurso deverá ser apresentado em folhas separadas para cada questão recorrida, com indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada no gabarito oficial, com argumentação lógica e consistente, bem como a anexação de copia do texto da bibliografia referida. Este recurso deverá ser entregue pessoalmente ou por procuração, ou enviados via sedex para a Chefia do Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Montes Claros até 48 horas após a divulgação do gabarito.

6.3.3 Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa relativo à contagem de pontos, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do mesmo. O recurso deverá ser entregue pessoalmente ou por procuração ou enviados via sedex para a Chefia do Serviço de Cardiologia da Santa Casa de Montes Claros.

6.3.4 Não caberá recurso contra o resultado da avaliação curricular e nem contra o resultado da entrevista.

6.3.5 Não serão aceitos recursos coletivos. Não serão aceitos recursos por email. Serão rejeitados, liminarmente os recursos que não estiverem devidamente fundamentados.

6.3.6 Todos os recursos serão analisados pela Comissão Executiva do Processo Seletivo que dará decisão terminativa sobre os mesmos, constituindo-se em única e última instância administrativa.
6.3.7 Se houver alteração do gabarito oficial, por força de provimento de algum recurso, o gabarito será alterado e as provas serão corrigidas de acordo com o novo gabarito. No caso de questão anulada será atribuída a pontuação referente à questão a todos os candidatos que tenham realizado o mesmo tipo de prova.

6.3.8 Se houver alteração da Classificação Geral dos candidatos por força de provimento de algum recurso, ocorrerá uma reclassificação e será considerada válida a Classificação retificada.

6.4 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
6.4.1 O candidato deverá comparecer ao local da prova com caneta esferográfica (azul ou preta) e documento de identidade informado no formulário de inscrição, comprovante da inscrição. Não será possível a realização da prova em local diferente do indicado no comprovante de inscrição.

6.4.2 Na impossibilidade de apresentar o documento de identidade especificado no comprovante da inscrição por motivo de roubo ou extravio, o candidato deverá dirigir-se à Coordenação do Processo Seletivo com antecedência mínima de uma hora com o boletim de ocorrência, ou assinar termo de compromisso da apresentação do boletim de ocorrência em até 48 (quarenta e oito) horas, assinando ainda termo de ciência de que o não cumprimento dessa apresentação resultará na sua exclusão deste Processo Seletivo.

6.4.3 Para garantir a lisura e idoneidade do processo seletivo, aos candidatos sem documento de identificação oficial, será solicitado, quando da aplicação da prova, a autenticação digital das Folhas de Respostas personalizadas. Na hipótese de o candidato não autenticá-la digitalmente, deverá registrar sua assinatura, em campo específico, por três vezes. Antes do início da prova será feita fotografia do candidato e tomada sua impressão digital para posterior identificação.

6.4.4 O candidato que verificar, a qualquer tempo, que dentre a comissão organizadora ou aplicadores das provas exista parente, em linha reta ou colateral, até o 4º grau, cônjuge ou afins, deverá comunicar o fato ao coordenador de concurso, sob pena de anulação de sua prova.

6.4.5 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para realização da prova. O candidato que não comparecer no horário previsto estará automaticamente excluído deste processo de seleção.

6.4.6 Após o início das provas, primeira etapa, haverá 15 (quinze) minutos de tolerância para entrada de candidatos. Terminado esse prazo, os portões serão fechados. O candidato que chegar após o fechamento dos portões não terá acesso ao prédio e será automaticamente excluído do Processo Seletivo.

6.4.7 O CANDIDATO DEVERÁ CONFERIR O SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO E OUTROS DADOS COM O IMPRESSO NA FOLHA DE GABARITO DA SUA PROVA, ESTA NÃO PODERÁ CONTER RASURAS
NEM SER SUBSTITUÍDA.

6.4.8 NAS PROVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, NÃO SERÁ COMPUTADA PONTUAÇÃO PARA QUESTÕES SEM RESPOSTA ASSINALADA NA FOLHA DE RESPOSTAS, NEM PARA AQUELAS QUE CONTENHAM MAIS DE UMA RESPOSTA ASSINALADA, EMENDAS OU QUALQUER TIPO DE RASURA.

6.4.9 Não serão permitidos, durante a realização das provas, a comunicação entre candidatos, a utilização de chapéus ou bonés, o porte e utilização, mesmo que desligados, de aparelhos celulares ou similares, de pager, de beep, de controle remoto, de máquinas calculadoras ou similares, de qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta. Também não será permitido o porte de armas. Os pertences serão acondicionados em sacos plásticos etiquetados pelo fiscal devendo ser mantidos no chão ao lado da cadeira do candidato.

Parágrafo único: o candidato que contrariar qualquer destas normas durante a realização da prova será automaticamente excluído do processo seletivo.

6.4.10 É vedada a anulação de questões ou reedição de enunciados de questões durante o período de realização das provas.

6.4.11 Os candidatos deverão permanecer na sala de realização das provas durante, no mínimo, 60 (sessenta) minutos após o início das provas.

6.4.12 Não será permitido ao candidato levar os cadernos de provas após o término das mesmas. Os GABARITOS poderão ser anotados em folha adequada, que será fornecida junto com a prova.

6.4.13 Não serão fornecidos “atestados” ou declarações de aprovação parcial no processo seletivo.

7 - DO RESULTADO FINAL:
7.1.1 O resultado final do processo seletivo tem divulgação prevista para o dia 24/02/2014 no
Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) da Santa Casa.
7.2 No caso de empate na classificação final, o desempate se fará em favor do candidato que obtiver maior nota na Primeira Etapa e se o empate ainda persistir, em favor do candidato mais velho.

8 DA MATRICULA:
O período de realização da matrícula e desistência será de 24/02/2014 a 26/02/2014.
8.4 Em caso de desistência, serão divulgadas listas de convocação de excedentes via internet no site www.santacasamontesclaros.com.br seguindo a ordem decrescente de classificação de cada

Programa conforme o seguinte cronograma:
Confirmação Interesse
1ª Chamada
24/02/2014 a 26/02/2014
2ª Chamada
27/02/2014
8.7. No caso de haver desistências e se esgotarem os excedentes permanecendo vagas remanescentes em algum programa, os candidatos àquele programa habilitados e não classificados na primeira etapa serão classificados obedecendo a ordem decrescente da nota da primeira etapa na proporção de ate 3 (três) candidatos por vaga para preenchimento.

8.8 Os médicos matriculados terão que apresentar junto à chefia até o dia 28/02/2014, impreterivelmente, o registro profissional no Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais. Caso não o faça, sua matrícula será cancelada e o candidato subseqüente convocado para a vaga, respeitando-se a ordem de classificação do processo seletivo.

8.9 Para a realização da matrícula, serão exigidos duas fotos 3 x 4 recentes e os originais e uma cópia dos seguintes documentos:
• Cédula de Identidade
• Certidão de Nascimento
• Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (candidatos masculinos)
• Comprovante de inscrição no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais
• Diploma de conclusão do Curso Médico
• Comprovante de realização dos programas exigidos com pré-requisito, quando for o caso
• CPF
• Número do PIS/PASEP e Número de inscrição no INSS
• Titulo de eleitor e comprovante de votação na última eleição.
8.10 Não há vínculo empregatício entre a Irmandade Nossa Senhora das Mercês e o médico aprovado que se filiará ao INSS na qualidade de autônomo, como previsto na Lei 6932 de 07/07/1981.

8.11 Em se tratando de curso de Especialização não haverá remuneração financeira aos matriculados no programa.

8.12 A carga horária semanal será de 60 (sessenta) horas.

9 - DO INÍCIO DOS PROGRAMAS
Os programas terão início no dia 03/03/2014.

10 - DOS CASOS OMISSOS:
Os casos omissos serão resolvidos pela chefia do serviço.

11 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 Os direitos dos candidatos assegurados pelo presente Edital prescrevem após 60 dias da data de inicio dos programas.

11.2 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer retificações, adendos referentes ao processo seletivo para ingresso na Especialização Médica em 2014 que vierem a ser publicados tempestivamente pela chefia do Serviço de Cardiologia.

Montes Claros, MG, 15 de janeiro de 2014.

Dr. Noasses Neiva Diamantino
Supervisor da Residência de Cardiologia

Gerson Miranda
Chefe do Serviço de Cardiologia

Dr. Francisco de Assis Barros
Diretor de Sustentabilidade
 






Voltar

faleconosco@santacasamontesclaros.com.br
Santa Casa de Montes Claros - MG
Praça Honorato Alves 22 - Centro
CEP: 39400-103



Licença de uso: O conteúdo deste site pode ser livremente reproduzido, desde que citada a fonte.