[38] 3229.2000

SANTA CASA E ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS FORMAM OS VOLUNTÁRIOS DA CAPELANIA

Já é sabido que, desde a sua origem, a Santa Casa de Montes Claros é fundamentada pela sua iniciativa filantrópica, como também pela presença das mãos de Deus guiando as pessoas que, por Ele, foram escolhidas para tal causa, representada, especialmente, pela Irmã Beata (1879 – 1952), holandesa precursora da maternidade da Santa Casa, como também na forte presença da padroeira Nossa Senhora das Mercês.

 

O projeto de Capelania - Acolher com Amor, fruto da parceria entre a Arquidiocese de Montes Claros e Santa Casa de Montes Claros, tem o objetivo de resgatar esses dois pilares, empenhando as comunidades paroquiais na missão de, através da fé, ajudar a salvar vidas. Para tanto foram convidadas as pessoas que se dispusessem a dedicar parte do seu tempo a cuidar e acolher o irmão em um dos momentos mais frágeis do ser humano, que é a enfermidade, seja ela qual for.

 

Na última terça feira, 07, às 19h, no Colégio Imaculada Conceição – Berlaar, aconteceu a solenidade de conclusão do primeiro grupo do curso. O evento formaliza a abertura do hospital para que os voluntários, agora já formados e devidamente preparados, promovam ações de acolhimento, orientação espiritual e evangelização, exercendo a filantropia em sua mais pura essência.

 

Padre Mazinho realizou um Momento Mariano dando início à solenidade quando convidou os voluntários a servirem a Deus através da Capelania assumindo como suas as mãos de Maria.

 

Em sua fala, o Capelão da Santa Casa de Montes Claros, reforçou a importância das reuniões preparatórias e superação daqueles que se dedicaram a elas nestes 04 meses, com 02 encontros semanais. “Algo nos impeliu a chegar aqui, a fé! A mesma fé que ajuda no tratamento do enfermo. Porque, como é dito, a fé ajuda a transpor montanhas.”

 

De acordo com o Superintendente da Instituição, Maurício Sérgio, a Santa Casa se sente honrada em recebê-los como verdadeiros parceiros na missão de salvar vidas, além do aspecto científico, afinal o objetivo é o mesmo, potencializar o atendimento ao povo. “Precisamos mesmo da união e colaboração de todos para que nossos corações estejam unidos em busca de uma Santa Casa próspera e pronta para continuar cumprindo esse encargo divino que nos foi concedido.”

 

O Provedor da Santa Casa, Sr Heli Penido, agradece à coordenadora do projeto de Capelania, Sra Carmem Lúcia, que, segundo ele, ajudará a promover uma mudança geral de comportamento na sociedade montesclarense ao permitir que as pessoas voltem a olhar para a Santa Casa como uma instituição do povo. “Ao assumir o compromisso com essa causa, que é Santa, vocês reanimam os esforços de todos nós que nos dedicamos a ela.”

 

   

   Foi elogiando o próprio Provedor como voluntário atuante que o Arcebispo iniciou seu pronunciamento. Convocou os voluntários ali presentes para ofertarem o amor ao próximo como têm amor a Deus, seguindo o ideal de Jesus ao citar Suas palavras: “Estive doente e tu me recebeste”. Completou sua emocionante fala dizendo: “Então assumam essa missão com a alegria sabendo que vocês estão verdadeiramente seguindo a Deus!”

 

PRIMEIRA AÇÃO

 

   Na próxima terça feira, 14, às 19h acontecerá um grandioso evento promovido pela Capelania. Na rua Barão do Rio Branco, em frente a Administração da Santa Casa, estão sendo esperadas em torno de 1000 pessoas para assistirem à Missa de Envio da Capelania quando teremos presentes 26 imagens de santos que serão direcionados a cada setor da Santa Casa como patronos.
 






Voltar