NOVA TÉCNICA DE FIXAÇÃO DE COLUNA REVOLUCIONA CIRURGIA DE COLUNA NA SANTA CASA DE MONTES CLAROS

Foi realizado na Santa Casa de Montes Claros, pela primeira vez no Estado através do Sistema Único de Saúde – SUS, um novo procedimento cirúrgico de fixação de coluna utilizando uma técnica minimamente invasiva.

De acordo com o neurocirurgião, Ramon Guerra, que fez sua especialização em cirurgia de coluna na Universidade de Sherbrooke no Canadá, o procedimento permite que o paciente tenha uma recuperação mais rápida, menor tempo de internação, mínimo risco de infecção e sangramento.
O neurocirurgião explica que o procedimento cirúrgico pode ser indicado nos casos em que uma fixação na coluna é necessária como nas fraturas, tumores de coluna e também nos problemas degenerativos da coluna.

Ele salienta que o avanço tecnológico aliado à medicina vem propiciando o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e tem como intuito evitar a destruição dos tecidos e músculos adjacentes às incisões. “Nos últimos anos passamos a ter técnicas que nem precisam cortar o músculo para fazer a cirurgia. Atualmente, somos capazes de fazer fixações na coluna sem precisar abrir o paciente”, diz.

Ramon ressalta que hoje em dia o procedimento permite passar parafusos por dentro dos músculos, fazendo pequenas incisões. “O dano ao músculo é mínimo, o sangramento é desprezível e o risco de infecção é bem menor por não precisar expor o osso da coluna. Com isso, conseguimos dar alta ao paciente de maneira mais precoce como aconteceu com o paciente que operamos após fratura de duas vértebras na coluna torácica. O paciente teve alta já no dia seguinte à cirurgia caminhando e sem nenhum tipo de sequela”, complementa.

Antes desse tipo de procedimento estar disponível, os pacientes ficavam internados por muito mais tempo após a cirurgia para tratamento de dor pós-operatória. Além disso, recebiam transfusão sanguínea muito mais frequentemente e tinham infecção pós-operatória em muitos casos.
Ele destaca que agora a cirurgia passa a fazer parte dos procedimentos realizados na Santa Casa de Montes Claros inclusive pelo SUS.