UNIMONTES E SANTA CASA DE MONTES CLAROS TRABALHAM PARA FORTALECER AÇÕES CONJUNTAS

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) incrementará ainda mais as ações desenvolvidas com a Santa Casa de Montes Claros, uma de suas mais antigas colaboradoras. O fortalecimento do trabalho conjunto entre as duas instituições foi discutida na manhã desta segunda-feira (7/1), durante visita de cortesia ao reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, do provedor e pelo superintendente da Casa de Montes Claros, Heli de Oliveira Penido e Maurício Sérgio Sousa e Silva, respectivamente.

Na oportunidade, foi discutida a importância da parceria entre a Unimontes e a Santa Casa em busca da melhoria da assistência à saúde da população, principalmente, da parcela mais necessitada, atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O superintendente Maurício Sérgio se lembrou da antiga parceria entre a Unimontes e Santa Casa, citando que durante o segundo semestre de 2018, a Santa Casa de Montes Claros contou com 558 estagiários, que participam de programas de estágio, e 65 residentes. “Na Santa Casa, os acadêmicos de medicina têm condições de adquirir um amplo conhecimento, passando pelas diferentes áreas do hospital, desde o pronto socorro e as alas de internação até o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Desta forma, eles dispõem de um grande laboratório para a melhoria da formação profissional”, afirmou o superintendente.

Instituição de saúde mais antiga do município, a Santa Casa de Montes Claros completa 148 anos de fundação em 2019. Maurício Sérgio e Sousa salientou que a Santa Casa tem procurado valorizar a parceria com outras instituições e com a comunidade e, nesta linha, pretende incrementar as ações conjuntas com a Universidade, envolvendo também programas científicos. “Com a parceria com a Unimontes, poderemos buscar alternativas para reduzir custos e melhorar a eficiência de gestão”, enfatizou.

O provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido, reforçou que a disposição da instituição hospitalar é buscar uma integração com toda comunidade e, particularmente com a Unimontes, reconhecendo a importância e o alcance da Universidade. “Compreendemos que a Santa Casa e a Unimontes têm uma grande relevância para a nossa região. Daí, a importância da integração entre as duas instituições para a população”, observou Penido.

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, que assumiu o cargo ao final de dezembro, destacou que seu objetivo e fortalecer cada vez mais a parceria e as ações conjuntas com a comunidade e com instituições respeitadas como a Santa Casa de Montes Claros, sempre com o foco de buscar a eficiência e a melhoria dos serviços prestados à comunidade. “O nosso objetivo é abrir as portas da nossa universidade, incrementando o diálogo com a sociedade. Vamos ampliar a parceria com outras instituições”, assegurou o reitor.

Ele lembrou que a Santa Casa e o Hospital Universitário Clemente de Faria, administrado pela Unimontes, são os maiores prestadores de serviço à população atendida pelo SUS na região. No entanto, além da saúde, o trabalho conjunto entre deverá se estender a outras áreas.