Radioterapia: Entenda melhor


Ao indicar a radioterapia o médico leva em consideração que as vantagens esperadas ultrapassem os eventuais riscos conhecidos. Existem vários aparelhos usados para administrar as irradiações.
Antigamente os aparelhos de radioterapia traziam várias complicações aos pacientes, sendo as queimaduras o transtorno mais conhecido. Hoje em dia, com os modernos equipamentos, esta reação praticamente desapareceu, sendo excepcionalmente rara. As doses de irradiação são pequenas e rigorosamente controladas. Alguns efeitos colaterais ainda poderão ocorrer, mas são irrelevantes em relação aos benefícios obtidos. A radioterapia é um tratamento indolor.

 

Principais Dúvidas

 

• Quanto tempo dura o tratamento?
O número de aplicações depende de cada caso podendo variar entre duas e sete semanas.
De um modo geral, as aplicações são feitas diariamente, 5 vezes por semana, de segunda a sexta feira. Cada sessão demora de 5 a 15 minutos. Em algumas situações, o médico pode optar por fracionamentos alternativos, com menor ou maior número de aplicações.

 

• Como é determinada a área a ser tratada?
O princípio fundamental da radioterapia é o de tratar a lesão e as áreas vizinhas protegendo-se ao máximo os tecidos sadios. Esta área depende do tipo, da localização de sua lesão e dos exames previamente realizados.

 

• Como é realizada a aplicação?
Na hora do tratamento, um grupo de técnicos especializados irá ajudá-lo. Você deitará na mesa do aparelho, permanecendo sem se movimentar, respirando normalmente. Os técnicos deixarão a sala de tratamento e ligarão o equipamento, iniciando a radioterapia. Cada área será irradiada por cerca de 1 a 2 minutos. Durante sua permanência na sala de tratamento você será acompanhado por um circuito interno de televisão e um sistema de áudio, que permitem pronta comunicação entre o local de tratamento e a sala de comando. Os aparelhos contêm diversos mecanismos de segurança que possibilitam a administração precisa da dose prescrita.


• Quais são os efeitos colaterais do tratamento?
A ação da radioterapia está geralmente restrita à área tratada. Desta forma, seu efeito tóxico sobre seus órgãos, fora da área irradiada é muito limitado. As reações ao tratamento são variáveis dependendo de inúmeros fatores que devem ser individualizados. Converse com o seu médico!

 

• Qual a principal reação local?
É aquela que ocorre sobre a pele. A radioterapia provoca uma desidratação e descamação da pele. Ao final do tratamento sua pele poderá estar mais sensível e de coloração mais escura, efeitos que desaparecerão com o tempo. É muito importante lembrar que em alguns casos, a pele faz parte do alvo do tratamento (por conter células malignas microscópicas). Nestes casos, a dose direcionada à pele pode ser maior e consequentemente, ocorrerá uma reação mais intensa. Esteja atento aos cuidados para a prevenção da radiodermite disponível em nosso site.

 

• Quais são as reações gerais?
Alguns sintomas gerais podem ocorrer como: discreta perda de apetite, irritabilidade e sonolência. Deve-se manter uma dieta normal, sem superalimentação; manter uma atividade física moderada, como caminhar por cerca de 20 minutos pela manhã ou à tarde (obviamente se não houver outra contra indicação), ingerir bastante líquido, cerca de 2 litros por dia, e dormir após o almoço. Estas reações gerais são passageiras, e quando ocorrem, persistem por poucos dias depois do fim do tratamento.
Você não vai ficar radioativo. Seu contato não vai trazer nenhum perigo a outras pessoas. Ao se desligar a aparelhagem desaparece inteiramente a irradiação.

 

• O que acontece se houver necessidade de interromper o tratamento?
O tratamento poderá ser interrompido em virtude de algum feito colateral ou até mesmo por reparos no equipamento. Nestes casos, as aplicações faltantes serão realizadas de maneira consecutiva até a conclusão do esquema proposto por seu médico. Todas as medidas possíveis serão tomadas para evitar que tais situações não aconteçam.
 

Atendimento: segunda á sexta das 8h às 18h.

Política de privacidade | © 2012 Radialis Santa Casa

Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions
Fechar [X]